10 Fatores que influenciam o retorno ao seu blog

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Existem vários fatores que influenciam diretamente a opinião do visitante, e que podem resultar na mudança de janela e na perda de um potencial novo leitor.
sempre que um novo visitante cai no seu blog, você deverá ter entre 10 a 30 segundos para captar a sua atenção. Dificilmente irá ter muito mais tempo, caso o seu tráfego seja direcionado por mecanismos de busca como o Google, Yahoo, MSN, entre outros.
Quando um leitor cai no seu blog, ele analisa rapidamente imensos fatores que o podem levar a permanecer e a procurar novos conteúdos, ou simplesmente a mudar de página e/ou fazer uma nova pesquisa no motor de busca.

1. O TEMPO DE CARREGAMENTO DAS PÁGINAS
Se regra geral você tem ao seu dispor um máximo de 30 segundos para captar a atenção do seu leitor, não é benéfico que a sua página demora 20 segundos a abrir, correto?
Uma página rápida, é um incentivo à participação e permanência do visitante, que irá provavelmente interessar-se por ler mais e conhecer mais sobre o autor e sobre o blog.

2. PÁGINA DE ERRO OU PROBLEMAS ASSOCIADOS
Quando alguém sai de um motor de busca e dá de caras com uma página de erro 404 ou semelhante, a probabilidade de ele voltar ao seu blog é extremamente reduzida em todos os sentidos. Evite também ter erros no seu blog associados a falhas de plugins, exploits, incompatibilidade com web browsers, entre outras. Analise bem o seu blog nos diferentes navegadores, e evite apresentar gafes aos seus novos visitantes.

3. LOGOTIPO E TEMLATES EM GERAL
Fazer uso de um logotipo de qualidade e de um template com uma imagem de marca forte é seguramente uma forma de cativar a atenção e interesse dos novos visitantes. O logotipo é também uma forma de criar uma marca e uma associação direta à temática do blog. Se o seu header e o seu logotipo não representam a temática central do seu blog, então o melhor mesmo é alterá-los.

4. TIPOGRAFIA
Embora o tipo de letra seja hoje em dia perceptível em quase todos os estilos, a verdade é que pode influenciar o impacto de uma primeira visita ao seu blog. Tipos de letra difíceis de ler, rendilhados ou com dimensões extremamente reduzidas, podem tornar-se autênticas barreiras à permanência e exploração do seu blog, por parte dos novos visitantes.

5. A REPUTAÇÃO OU FALTA DELA
Quando o seu blog é recomendado por um outro autor, seja de forma depreciativa ou positiva, ele de certa forma influencia imediatamente a opinião do visitante, bem antes de ele abrir a página do seu blog.
Se por um lado ser recomendado positivamente ajuda-o a potenciar o volume de fidelização do seu blog, já a recomendação depreciativa poderá prejudicá-lo diretamente, ainda que o seu blog cumpra todos os requesitos em cima mencionados.
Mantenha-se atento ao que os outros vão falando sobre si e procure sempre manter uma reputação aceitável, especialmente quando o seu blog é recomendado a um novo agrupamento de leitores.

6. NAVEGAÇÃO E USABILIDADE
Quando por ventura entramos num blog extremamente bem aparentado e onde os conteúdos constroem uma harmonia perfeita com a navegação e usabilidade, a probabilidade de subscrevermos esse mesmo blog, é enorme.
Por outro lado, quando entramos em blogs onde pesquisar por determinados conteúdos é uma tarefa complexa, ou a navegação por categorias é simplesmente horrível, a probabilidade de sairmos é igualmente grande.
Procure tornar o seu blog navegável nas categorias, ao mesmo tempo que melhora a sua usabilidade.

7. TEMÁTICA DO BLOG
Quando um leitor cai de para-quedas no seu blog, uma das primeiras coisas que ele tenta perceber, é qual a temática do seu blog e quais os assuntos que você geralmente aborda.
Se o visitante se sentir confundido ou meio perdido, a sua primeira ação será sair e procurar outra coisa, ao invés de explorar e procurar conhecer melhor o conceito. O visitante geralmente não tem tempo a perder, pelo que o seu trabalho é facilitar essa percepção.
Procure colocar um título atrativo no seu blog, que espelhem a temática do seu blog. Aproveite também para criar uma página “Sobre”, que inclua respostas a algumas dessas perguntas.

8. QUALIDADE DAS FOTOGRAFIAS E IMAGENS
Muitos bloggers já utilizam hoje em dia imagens e fotografias para ilustrar os seus artigos. No entanto, a qualidade dessas imagens influência a opinião de um visitante mais entendido e profissional, pelo que é extremamente importante recorrer a fontes de qualidade para ilustrar os seus trabalhos, bem como utilizar ferramentas de edição de imagem credíveis e de qualidade

9. QUALIDADE DO CONTEÚDO
A qualidade dos conteúdos é certamente o fator mais importante de toda esta equação. Os novos visitantes são extremamente sensíveis à qualidade daquilo que lêem, pelo que se o conteúdo do seu blog for realmente bom, a probabilidade de eles saltarem por cima dos 8 passos anteriores, é grande!
A única desvantagem dos conteúdos, é que não criam impacto imediato. Um novo visitante regra geral preocupa-se primeiro com todos os outros fatores que mencionei anteriormente, e só no fim da sua jornada é que irá ponderar a qualidade dos conteúdos.

10. NÚMERO DE COMENTÁRIOS
Este é um dos fatores que peso regularmente na minha participação e navegação diária. Se encontro um novo blog dentro de uma área do meu interesse, um dos fatores que coloco imediatamente em causa é o número de comentários que esse mesmo blog recebe.Os dados são indicadores de que os leitores se interessam pelas temáticas abordadas, o que significa que estas têm valor e que são merecedoras de uma atenção especial.

13 comentários:

Rosemary Q.(Miguxa) disse...

Olá Lidiane!

Obrigada pelas dicas e parabéns pelo seu blog,ele está lindo!

Abraço fraterno
Rosemary

sacodefilo disse...

Muito legal. Concordo com você, salvo a questão técnica, resumo a questão do blogue como um jogo de credibilidade.
Estou há um ano na blogosfera e aprendi a cativar um leitor. É claro, esse leior um dia foi somente uma visita, mas virou leitor pela qalidade do que foi colocada.
Acho que é por aí... um jogo de sedução e hoje o saco de filó tem um a média de 70 leitores/dia... É pouco? É eu sei, mas não vivo de blogue e na minha função de trocar idéias já obtive êxito.
Abraços.

Marcelo

P.S.: Gostei daqui...parabéns, está me cativando...rs

Unknown disse...

Lidiane, muito boas suas dicas principalmente para quem está começando como eu.
Abraços

Anônimo disse...

Vlw Lidiane, vlw Marcelo. É bom contar com o apoio de gente como vcs que querem compartilhar o que aprenderam e ajudar quem está começando. Claro que tudo depende de nós mesmos.
Obrigada e Parabéns.
Abraços,

Adriana Horta.

Paula Pereira disse...

Olá Lidiane, conheci seu blog através do diHITT, e resolvi passar por cá para lhe desejar um bom fim de semana e convidar para me visitar e deixar a sua opinião sobre o Decoração & Artes e o Truques & Dicas.

Paula

Anônimo disse...

Muito bom! Obrigado pelas dicas!

ThunderWolf disse...

Bom artigo! Eu por exemplo não volto a sites que têm mais texto em publicidade do que propriamente em conteúdo, exagerados mesmo!

Cumprimentos Lidiane!

Anônimo disse...

Todas as dicas são bem-vindas, ainda mais pra mim que sou novo na blogosfera, e essas dicas são ótimas.

Sucesso.

red angel disse...

Boas dicas que tens aqui no blog,continua a divulgar bom conteudo,beijos e bom ano.

Anônimo disse...

E o seu blog com certeza se enquadra com nota 10 em todos os itens, um dos blogs mais bonitos que eu já vi.

Parabéns.

;)

Anônimo disse...

Parabéns pelo post. Estou colocando em prática um pouco do que escreveu.
Aproveito para convidar a conhecer meu blog - http://palestranterogeriomartins.blogspot.com

Abraço e sucesso.

Baú da Promoção disse...

Muito boa as dicas!
Valeu...

Anônimo disse...

Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!

BlogBlogs.Com.Br