10 itens para ter um Blog Diferente!

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

1. LayoutExistem milhões de blogs com o mesmo layout, então se você tem um blog com um Layout diferente, é a primeira coisa que vai chamar a atenção do Leitor. Se você tem algum mesmo Layout de milhões de pessoas, seja original, e faça um Cabeçalho diferente, com alguma imagem, banner, ou qualquer outra coisa para identificar seu Blog!

2. EstiloTenha seu próprio estilo na hora de escrever, veja algumas expressões que sempre usa, um símbolo, smiles, o jeito de escrever, seja ele culto ou descontraído. Mas procure não errar na escrita!

3. PersonalidadeSe o seu blog é de notícias, desconsidere este item, mas se quiser pode colocar seu ponto de vista em uma reportagem! Sua personalidade é muito importante, pois com ela, seu leitor vai saber sua maneira de pensar, de ver o mundo, de se expressar; isto vai deixar o leitor com mais prazer ao ler o que você escreve e interessado. IMPORTANTE: Não tente parecer o que não é!

4. OrtografiaIsso, não vai tornar seu blog exatamente diferente, mas tenha em mente um português correto. Ñ exkreva axim! Evite: pq, qd, blz... Algumas pessoas não sabem o que isso quer dizer, também não troque acentos: é por eh, utilize né, ao invés de neh!

5. OriginalidadeSeja original não copie textos de outro lugar, se quiser copiar, copie um trecho interessante, comente o trecho, e deixe o link do texto inteiro, caso seu leitor quiser terminar de ler este texto!

6. Escreva Diretamente para o LeitorNada de vocês, o leitor não é os leitores. Seu blog pode ter milhões de leitores, mas escreva você, comunique-se diretamente com o leitor, ele vai apreciar muito, que você esteja escrevendo diretamente a ele.

7. "Fisgue" o LeitorNão faça artigos vazios, faça artigos interessantes, que prendam a atenção do Leitor! Vou dar alguns exemplos de artigos que os leitores apreciam muito:Listas - Faça Tipo um TOP 5, de filmes, músicas, livros, artistas, etc... Vi no Blog da Marimoon. Um top 5 de coisas da casa dela, o 1 que ela fez foi de quadros, então tirou foto de 5 quadros e falou um pouquinho sobre cada um. Muito original.Artigos em Série - Esses tipos de Artigos são muito eficientes, porque o leitor vai estar sempre de olho em seu blog, esperando a próxima parte de seu artigo. Fiz um artigo assim uma vez, sobre nomes completos mais estranhos já registrados no cartório, cada artigo era uma letra do Alfabeto (dos nomes que começavam com aquela letra). Funciona Bem!Artigos de Como Fazer? - Esses tipos de Artigo dão ótimos resultados. E você pode ensinar alguma coisa que você saiba fazer. Por exemplo: Como tirar fotos legais, como usar o Power Point, como tirar gordura de tapete, etc... (No Youtube há várias dicas disso, é só digitar: Como fazer, e milhões de vídeos vão aparecer) IMPORTANTE: Se o seu "Como fazer", for passo-a-passo, e com Imagens, o artigo vai da escala 0 para 100!(Faça Subtítulos, use palavras-chaves e durante o artigo, sublinhe alguma coisa, deixe em negrito, troque de cor, tudo para chamar a atenção do Leitor.

8. Use Imagens em seus ArtigosAssim como um Livro sem imagens não tem graça, assim é o artigo. A imagem "seduz" o leitor a ler o artigo, uma Imagem fala mais do que 1000 palavras. Clique aqui para ver os melhores sites para você encontrar Imagens para seu Artigo! (Não se esqueça de creditar o autor da Imagem).

9. Faça um Bom TítuloAssim como a Imagem, o Título é importantíssimo para o Leitor se interessar pelo post. Faça-o ficar curioso como, por exemplo: Como deixei cair meu celular no vaso sanitário, ou Onde foi parar meu celular?Use também pontuações, números e etc... Por exemplo: Minha estratégia 23, ou Se eu fosse um passarinho...Desafie o Leitor: Duvido que você leia isto e não dê risada, ou: Só leia isto se tiver coragemPrometa coisas: Só não se esqueça de cumprir o que prometeu em seu artigo, por exemplo: Estratégias para se tornar irresistível!

10. Tenha ConteúdoO mais importante é o conteúdo, por isso: Leia, leia e LEIA! Um bom blog é aquele que tem conteúdo, ou seja, defina sobre o que seu blog é: Notícias, Dicas, Diário Pessoal, de Entreterimento, Informática, etc. Se especialize no assunto, não faça artigos chatos, com uma letra miúda. Fique no lugar do Leitor, e imagine se ele teria paciência para ler aquilo!
Essas são as minhas 10 dicas, espero ter ajudado você, para tornar o seu blog o melhor possível!

14 comentários:

Anônimo disse...

gostei das suas dicas mas ao que parece o que menos importa é o conteudo...aparentemente... pois faz 30 dias que penetrei neste mundo totalmente desconhecido para um homem de 40 anos totalmente inexperiente nesta area e estou meio decepcionado com algumas coisas. bom feriado.

kilder disse...

que bacana o seu texto! suas dicas estão otimas...vou tentar seguir, tem horas que me perco no que escrevo no blog!!!! valeu....feliz natal!

orkut Comédia disse...

um gostei de ler isso e estou a dias tentando enquadrar meu blog um estilo unico, mais ja tenho ate um leitor tailandez viciado nele uahuhaah

Rodrigo Andolfato disse...

Dicas muito boas, principalmente a sexta, que eu estava meio indefinido se escrevia no singular ou no plural. A dica tirou a minha dúvida.

Parabens!!

Caio Rudá de Oliveira disse...

São dicas eficientes, de fato. Mas não adianta ter um blogue diferente se ele não tem visitantes.

As visitas aparecem da divulgação. Propaganda é necessária.

E, é claro, um pouco de sorte ajuda também...

Tania Montandon disse...

acho legal a variedade, a gente aprende um pouco sobre diversos assuntos e conhece estilos variados.

beijos

Anônimo disse...

boas as dicas !!!
Tenha um feliz natal e boas festa !!!!

Rendson Campos disse...

dicas muito boas e muito importantes para quem está começando a vida de blogueiro, tá de parabéns.

gostaria de perguntar tamém se você aceita parceria, o meu blog é o http://net-ativa.blogspot.com

obrigado.

Anônimo disse...

Heey,
Valeu pelo comentário no meu blog!
Realmente foi importante pra mim. ;)
Vou te linkar no meu, ok? Em agradecimento! :)
Beijos, e obrigado novamente!
Feliz natal

Anônimo disse...

Excelente...

Realmente são 10 itens que não deve faltar, o fato de ter um layout diferente é o que sempre falo com o meu irmão... Finalmente, com alguns trabalhos em janeiros taremos lançando o nosso proprio...

Um dos itens que acho mais importante ae é o conteudo é claro, tem pessoa que escreve de qualquer modo ou simplesmente escreve um testo que o leitor tem preguiça de ler. O que se deve fazer? É igual ta no seu post, escreve algo da melhor forma possivel, sem plagiar é claro e que prenda o leitor, voce precisa fazer isso...

Valeuu..

Abraços

Vanessa Lee disse...

Gostei mto das dicas! Eu queria tanto ter um blog diferente.,.. mas acho que, por enquanto, vou ficar devendo!
Tinha maior vontade de colocar uma foto de uma gosmenta lasanhade abobrinha, mas... como???? hahahahaha

Por falar nisso, meu blog é: http://lasanhadeabobrinha.blogspot.com/

Bala Salgada disse...

Que maravilha de dicas!
Tudo bem, tá sumidinha miga.

matheus disse...

Concordo com suas dicas, mas como bem ressaltaram é preciso ter divulgação e sorte também.
Com tantos blogs hoje em dia é dificil se ganhar leitores assíduos!

A propósito, muito bom o teu blog!

Anônimo disse...

Excelentes dicas Lidiane. Procuro seguir estas e outras orientações e aprender, sempre.

BlogBlogs.Com.Br